NOTÍCIAS E NOVIDADES

 

Nosso blog e está repleto de reportagens interessantes!  

CAPACIDADE DE RESPONDER ÀS ADVERSIDADES: RESILIÊNCIA!

Como psicóloga organizacional, tenho vivido diariamente o desafio de apoiar profissionais, e principalmente gestores, em uma empreitada que aparentemente não é desconhecida, mas que tem nos exigido sair definitivamente de nossa zona de conforto ou acomodação: a crise.

Curiosamente, em uma das salas de professores que frequento enquanto docente, ouvi a seguinte frase de um colega que me marcou muito: “As pessoas têm que parar de esperar pelo momento em que a crise vai passar para que tudo volte a funcionar bem! Não existe crise! Temos que entender que este é um novo status quo que está se criando e precisamos responder o mais rapidamente a ele ou morreremos na praia! ” Quando ouço isso, me vem em mente dois fenômenos humanos que talvez tenham ficado a sua própria sorte durante muito tempo, e que agora terão estímulos de sobra para aparecerem e se fortalecerem: o Quoeficiente de Adversidades ou Resiliência, e o Lócus de Controle, muito usado em psicologia.

Atualmente, o foco de trabalho dos líderes direciona-se intensamente ao fortalecimento em si e suas equipes da capacidade de buscar novas soluções, exercitando a superação de limites e lidando com frustrações de forma produtiva; respondendo rapidamente, com eficácia e de forma adequada ás adversidades impostas pelo contexto sócio-político vivido no Brasil atualmente; e a isto, em Coaching, damos o nome de Quoeficiente de Adversidade (Q.A.).

Esta capacidade, todos temos em maior ou menor grau, e pode ser fortalecida com consciência, autoconhecimento e exercício. Seu Q.A. depende da SUA PERCEPÇÃO sobre sua capacidade de controle sobre suas respostas, de sua capacidade de responsabilizar-se por elas, da intensidade e extensão que você atribui aos problemas/crises, e a sua percepção de duração dos problemas.

Ao empreitar o fortalecimento do Q.A., extremamente necessário neste momento vivido por todos, precisamos identificar nosso Lócus de Controle; ou seja: Em minhas crenças e visões de mundo, acredito que pouco tenho influência sobre a realidade que vivo? Ou acredito que sou influenciador determinante na construção dos contextos onde estou inserido? A partir desta tendência de personalidade, posso traçar excelentes ações para o fortalecimento de meu Q. A. e com isto não ser uma vítima da crise, mas sim começar a responder de forma mais produtiva a um novo momento que se coloca; sendo um participante ativo deste novo contexto que está se descobrindo e construindo. Fico reflexiva sobre o que tem que mudar. Se é o contexto ou nossa capacidade de nos respondermos de forma mais responsável por nós mesmos.

Este é um desafio de todos nós, e que aos líderes organizacionais se coloca de forma especial; pois exige destes, flexibilidade, autoanálise, quebra de paradigmas sobre liderança, e acima de tudo, CRIATIVIDADE. Desenvolver uma LIDERANÇA CRIATIVA para que se possa responder mais eficazmente às exigências do contexto e do capital humano com que trabalha.

 

Raquele  Collares

MS. Psicologia Organizacional, Coach e Consultora.

[email protected]