NOTÍCIAS E NOVIDADES

 

Nosso blog e está repleto de reportagens interessantes!  

Carreira e Propósito de Vida: Em Busca de Realização e Produtividade

A maior parte de nosso tempo, e muito de nossa energia diária está direcionada a relação que desenvolvemos com o trabalho e a carreira. Ou estamos trabalhando e nos desenvolvendo, ou estamos planejando melhorias em nosso desempenho. Enfim, organizamos e fazemos com que praticamente todas as dimensões de nossas vidas, girem e se adaptem as “normativas” do trabalho que escolhemos para nos manter. Em função disto, a relação Homem / Trabalho precisa ser harmoniosa, prazerosa e envolvente; pois caso contrário, o adoecimento é uma consequência certeira. Somos produtivos por natureza, e o trabalho oportuniza a realização deste impulso. Por que então permiti-lo ser um sofrimento?

Quando ampliamos nossa consciência sobre quem somos, sobre nossos valores e nossos objetivos enquanto seres humanos, conseguimos definir com clareza o que efetivamente dá sentido, motivação e direcionamento de nosso potencial produtivo, na profissão e nas mais diversas dimensões da vida humana. Quando somos autênticos conosco mesmo sobre nossas intenções, e o que buscamos na vida; aumentamos nosso protagonismo em nossa relação com nossa carreira e consequentemente com os trabalhos que a constituirão. 

Há muito que a relação com o trabalho se tornou uma oportunidade de desenvolvimento humano e social, e esta é uma missão de indivíduos conscientes de sua responsabilidade sobre sua empregabilidade, e com o objetivo claro que transformar sua dimensão produtiva em uma geradora, não somente de condições financeiras, mas principalmente de saúde, realização e prazer; criando profissionais que cada vez mais tornam-se apropriados de seu poder sobre a trajetória que estão construindo para si.

Com a evolução que temos observado de geração para geração, em relação ao conceito e relações com o mundo do trabalho, se percebe claramente que a diretriz de que a vida deve ser moldada de acordo com as exigências do trabalho, vem se transformando para novos paradigmas: O trabalho e a Carreira deverão ser planejados e conduzidos de acordo com os propósitos humanos de cada um; e que a empregabilidade de um indivíduo torna-se totalmente de sua responsabilidade, entendendo o mercado e locais de trabalho como parceiros em uma trajetória que é resultado de um planejamento e gerenciamento seu.

O que realmente importa na sua relação com o trabalho? Defina seus valores e seus objetivos. Há tecnologias e métodos para apoiar tudo isto. Bom Trabalho!

 

Raquele Mattos Collares

Psicóloga Clínica, MS. Psic. Organizacional,

Coach, Consultora em Gestão de Pessoas.