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Comunicação e Carreira

Quando falamos em comunicação é importante lembrar que esta é uma das mais importantes competências humanas e não seria diferente no mundo organizacional. A Comunicação é a forma como toda e qualquer relação se concretiza, pois é por meio dela que manifestamos nossos pensamentos, sentimentos, intenções e construímos pontes entre nós e o outro; seja este outro uma pessoa, um trabalho, uma organização ou sua própria carreira. A Comunicação tem o poder de expor quem somos de uma forma muito autêntica e, por este motivo, sempre que lembramos que, para uma comunicação eficaz e assertiva precisa-se, antes, ter um autoconhecimento genuíno, pois do contrário teremos presente em nossas relações o tão conhecido problema na comunicação!

A base das relações, sejam elas interpessoais ou organizacionais, é um autoconhecimento aprofundado, com clareza de nossa essência, do que faz sentido para cada um, e do que exatamente se busca em cada uma das relações que compõe nosso dia a dia. Somo indivíduos motivados por nossas necessidades, e todas nossas relações são originadas e direcionadas por estas necessidades. É importante lembrar que é impossível um indivíduo satisfazer todas suas necessidades em uma só relação, sendo fundamental entendermos com clareza a serviço de que está, cada uma das relações, para todos os envolvidos nela.

A importância dada a forma como nos comunicamos se mantém quando pensamos nossas relações com o trabalho e a carreira. Dessa forma a clareza e conhecimento aprofundado dos objetivos profissionais, dos propósitos que tais objetivos representam, e de um importante levantamento de ganhos e renúncias que nossos projetos profissionais nos oferecem, é de suma importância para a construção de uma comunicação profissional assertiva e eficiente. Os canais de comunicação profissional são os mais variados possíveis, assim como ferramentas para a construção de excelentes estratégias de comunicação, porém sem a clareza de objetivos, propósitos e da caminhada que será necessária para a concretização de seus projetos profissionais, não haverá mágica trazida pelas mais modernas tecnologias de comunicação e mídias.

Para profissionais com consciência consistente de suas buscas, a utilização das ferramentas de comunicação precisa ser bem amparada por aqueles que saberão coloca-las nos lugares certos, da maneira certa para alcance daqueles com quem você quer se comunicar, ou melhor, se relacionar profissionalmente na construção de sua carreira. Sim! Quando pensamos em construção ou gerenciamento de Carreira, a Comunicação é uma das competências mais importantes; e mostra-se não como mero ferramental, mas sim como a exposição da essência do que se busca; e com isso a construção de uma imagem no mercado que seja coerente e condizente com sua essência, pois do contrário irá gerar incongruências e fragilidade na sua relação com esse.

Com uma Estratégia de Comunicação profissional bem feita, a ponte construída entre sua Carreira e seus parceiros nesta caminhada será muito autêntica, congruente e eficaz. Não há como pensar em gerenciar carreira profissional, independente do formato que ocorra, sem um excelente suporte de comunicação; iniciando por um mapeamento real e claro de objetivos de carreira, ganhos e renúncias, valor agregado, entre outros aspectos que irão abastecer um bom Plano de Comunicação com o mercado. Querer comunicar algo em sua carreira que não está claro para você, ou que precisa ser “maquiado” para ser acolhido, gera incongruência, falta de confiança, vínculos frágeis, e concretiza-se no conhecemos como “problemas na comunicação”; quando na realidade não está na comunicação o problema, e sim na falta de conteúdo consistente e fidedigno aos propósitos de seu comunicador. Como você está cuidando da comunicação da sua gestão de carreira?

 

Raquele Collares

MS. Psicologia Organizacional, Coach e Consultora.

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