NOTÍCIAS E NOVIDADES

 

Nosso blog e está repleto de reportagens interessantes!  

O QUE É COACHING, AFINAL?

Muito se ouve falar em coaching. Mas do que realmente se trata? Vamos entender um pouco mais deste método que propõe alcance de objetivos definidos por você, por meio da ampliação da consciência, proposição e experimentação de ações e transformação.

             O coaching é um método único, comprovado cientificamente, voltado à mudança de padrões comportamentais improdutivos, e geração de resultados excelentes, que pode ser usado por indivíduos, equipes, ou pelo negócio em si.

O termo coaching, de origem europeia, faz referência a uma espécie de carruagem, chamada Koczi, cujo objetivo era garantir que seu passageiro realizasse um caminho desafiador, de forma segura. Desta forma, o uso da palavra Coaching e seu significado relacionado à condução e parceria em caminhos desafiadores, passou a ser incorporado nos mais variados ambientes, inclusive universidades e mundo corporativo. Desta forma, podemos perceber que Coaching não se trata de um modismo, mas sim de uma prática eficaz para trilhar caminhos desafiadores, com instrumentos que garantem o alcance do resultado almejado, partindo de uma parceria forte entre Coach (profissional com formação em Coaching) e Coachee (cliente).

Coaching não é psicoterapia, pois não se propõe a trabalhar questões inconscientes; não é consultoria, pois não oferece respostas ou caminhos prontos a serem seguidos; não é mentoring pois não usa da experiência do Coach. Coaching é um método único, que exige formação profissional certificada, com estrutura de trabalho específica, partindo do encadeamento de ferramentas e técnicas que garantem ao cliente experimentar caminhos que exigem distender habilidades, raciocínios e padrões comportamentais na busca por resultados, definidos por ele próprio.

O processo de coaching trabalha questões relacionadas à melhoria de desempenho, mudanças ou desafios específicos. Tem como foco um resultado ou ação, ocorrendo em sessões programadas de curto e médio prazo, com avaliação constante. É trabalhado a partir de Assessment (investigação), Vínculo entre Coach e Coachee, Planos de Ações, Monitoramento, e Avaliação dos Resultados. No método Coaching, parte-se desta estrutura pré-definida para que o próprio cliente, ao respondê-la, passe por uma expansão da consciência, encontrando as respostas que distendem sua capacidade de enfrentar adversidades de forma rápida e eficaz; ampliando sua performance. O processo é baseado no aprendizado constante e na realidade vivida pelo cliente, com metas e foco definido, trabalhando-se com objetividade e proporcionando aumento do autoconhecimento; propondo desafiar-se constantemente. E então? Está satisfeito com sua performance? Gosta de se desafiar? Experimente fazer Coaching!

 

Raquele  Collares

MS. Psicologia Organizacional, Coach e Consultora.

[email protected]