NOTÍCIAS E NOVIDADES

 

Nosso blog e está repleto de reportagens interessantes!  

Propósitos essenciais, mudança e stress: sair de zonas de conforto em busca de si!

PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL

Instalados em um contexto de exigência de novas formas de atuar, juntamente com os “ares de virada de ano”, que sempre nos propõe revisitar objetivos, repensar caminhos e redefinir planos; pessoas e organizações se debruçam sobre um olhar de mudanças, desenvolvimento ou adaptações para os novos tempos e para o novo ano!

Mudar, evoluir ou melhorar o que já se estabeleceu requer acima de tudo motivação elevada para trilhar o caminho à frente.  Para tanto, propósitos bem identificados, percepção ampliada de possíveis obstáculos, bom planejamento e acompanhamento são algumas ferramentas que podem tornar esta “viagem” tão atrativa quanto os resultados almejados ao final dela.

Pensar em propósitos bem definidos, nos remete à reflexão de identidade e essência. Propósitos que geram motivação (energia e motivos para uma ação), são aqueles que nos conduzem a algo que realmente faça sentido para nossos princípios e valore enquanto ser humano; e no âmbito de trabalho não pode ser diferente. Caminhos profissionais, devem ser um reflexo exato de nossa essência, pois somente assim teremos energia de sobra para realizar o trajeto necessário e também lidar com o stress dos obstáculos encontrados.

Definir tais propósitos desta forma, requer autoconhecimento constante e capacidade de análise do contexto ao redor, com empatia e acolhimento de si em um mundo com tanta diversidade de valores; entendendo que julgamentos alheios não cabem nestas decisões e que é natural destes processos a vivência do stress, pois nos propomos a um desafio importante que é sairmos de nossas “zonas de conforto”; tão agradáveis quanto inférteis!

Com isto, a ansiedade gerada pela decisão consciente de mudança poderá tornar-se seu principal inimigo, deixando somente no nível da ideia algo tão desejado. Definir propósitos que representem sua essência, identificar forças, fraquezas, obstáculos e oportunidade, elaborar um plano de ações, com prazos e evidências para orientar seu caminho, e torna-lo algo tão prazeroso quanto o desfrutar dos resultados almejados pela mudança, vem se mostrando uma maneira gostosa e eficaz de busca por seus objetivos; sejam eles pessoais ou profissionais.

Nesta caminhada, o stress mostra-se bastante evidente, e precisa ser entendido como uma condição dinâmica que ocorre sempre que um indivíduo é confrontado com uma oportunidade, limitação ou demanda em relação a alguma coisa que ele deseja, e cujo resultado é percebido, simultaneamente como importante, difícil ou incerto. Com isto, podemos enfrentar processos de resistência à mudança que nós mesmos nos propomos. Porém, uma das descobertas mais bem documentadas nas pesquisas sobre comportamento humano e organizacional é que a resistência a mudança é um processo natural e que tem um aspecto positivo, em um certo sentido, pois oferece um grau de estabilidade e previsibilidade ao processo.

Conhecer-se muito bem, delimitar propósitos identificados com sua essência, elevar sua motivação a partir da percepção de suas forças e fraquezas, obstáculos e oportunidades, traçando planos bem elaborados de ações, com evidências e prazos, e manter a positividade frente aos seus desafios; tornam a resistência e o stress boas ferramentas de alavancagem, e seu desafio muito mais saudável e realizador. Boa viagem!

 

Raquele  Collares Gregoletto

MS. Psicologia Organizacional  e Coach

[email protected]

[email protected]