NOTÍCIAS E NOVIDADES

 

Nosso blog e está repleto de reportagens interessantes!  

Saúde Mental: Coeficiente de adversidades e situações de crise

Os últimos acontecimentos têm me levado a pensar em como tem feito sentido o ditado “Um bater de asas de borboleta em Pequim pode gerar um furacão do outro lado do mundo”... ou algo do gênero!

Temos um novo convidado! Inesperado... indesejado... mas presente! E se fazendo perceber muito bem! Captando todos nossos pensamentos, sentimentos e mexendo em todo nosso – fantasioso - controle! Se apresenta a nós o COVID-19, nos convidando a uma reviravolta impressionante, não só em nossas rotinas, mas principalmente em nossas crenças, valores e prioridades. Não um convite, mas uma convocação aos cuidados com a saúde. Mas qual saúde? Naturalmente, neste momento, nossa “miopia” que só nos permite enxergar “a um palmo do nariz”, preconiza os cuidados com a saúde exclusivamente física, fundamental para atravessarmos este furacão, mas insuficiente para nossa sobrevivência a ele! Ele nos convoca a atentarmos para como viemos cuidando de todas as dimensões da nossa saúde, e tudo que dela faz parte – seja dentro de nós e também ao nosso entorno... Lembrando-nos de que estamos todos conectados, gostando ou não disso! A questão agora é o que vamos fazer com esta comprovação.

Frente a situações imprevistas ou desconhecidas, cada um de nós irá reagir de formas diferentes, por termos crenças, valores, prioridades, medos e histórias de vidas muito diferentes. Este conjunto de informações irá definir nosso Q.A. (Quoeficiente de Adversidades), ou seja, o quanto conseguimos reagir de forma rápida, realista e assertiva frente ao que se coloca. Temos capacidades que, frente ao pânico, acabam por ser esquecidas ou bloqueadas, e são fundamentais para atravessarmos tais momentos de adversidade que se apresentam a nós!

Atualmente instalados em um contexto com novíssimas exigências, juntamente com os “ares” de pânico, de descrenças, e muitas vezes negações; contexto que nos propõe revisitar, com urgência, hábitos, zonas de conforto, planejamentos extremamente detalhados em suas construções, previsões e objetivos... repensar caminhos... precisamos nos debruçar sobre um olhar firme e claro de adaptações, criatividade, busca por alternativas, soluções possíveis, dentro de um contexto de elevadíssimos cuidados com a saúde! Qual saúde? Todas elas!

Sim, a saúde física – fundamental! E como estamos tratando de nossa Saúde Mental, neste momento? Seres inteligentes que somos, aprendemos rapidamente os procedimentos para prevenção de contaminação física do vírus COVID-19! Mas, e os procedimentos para manutenção de nossa Saúde Mental? Aquela que irá nos colocar frente a frente com a ansiedade, com a angústia, e com a apreensão? Inteligentes que somos, deveríamos nos preocupar também, e muito com esta; visto que uma emocionalidade mal gerida, conduz a dificuldades de raciocínio, impede a criatividade, dificulta nossa habilidade de negociação, e foco em soluções para os obstáculos que se apresentam!

As situações imprevistas e desconhecidas nos acionam a atenção, o senso de sobrevivência; mas também oportunizam novos aprendizados às pessoas que entendem que o medo deve ser um parceiro importante, que nos alerta, nos põe em atenção; mas não deve nos paralisar! Neste momento, a maior exigência para garantirmos nossa condição de atravessar este furacão, é a mesma que nos oferece oportunidades impares de realmente nos desafiarmos a criar alternativas, focar em soluções, desenvolver absurdamente nossa capacidade de NEGOCIAR!

Pelos próximos tempos, seremos negociadores 24h do dia... Negociaremos com nossos clientes, nossos fornecedores e parceiros de trabalho... Negociaremos com nossos pais (mais idosos), nossos filhos, nossos amigos, nossos amores... Teremos a oportunidade rica de negociarmos, principalmente, conosco mesmos!

Que nos cuidemos muito! Cuidando de nós mesmos, estamos cuidado do outro! E que nossos cuidados não nos impeçam de aproveitarmos a oportunidade de aprender com tudo isso, e saírmos deste episódio mais inteligentes, mais desenvolvidos em nossas habilidades interpessoais e humanas.

 

Raquele Mattos Collares

Psicóloga Clínica, MS. Psic. Organizacional,

Coach, Consultora em Gestão de Pessoas.